Goiânia : Sexta-feira, 21 de Setembro de 2018

6 dicas para fazer a criança gostar de ler.

1- Respeite o gosto da criança

Ter prazer com a leitura é essencial, e aprender a escolher por conta própria faz parte da formação do leitor. Ajude na seleção de opções mas deixe a criança decidir o que vai ler.

2- Crie o ambiente ideal

Facilite a vida da criança. Providencie um local confortável e bem iluminado para a leitura, guarde os livros em um lugar onde a criança possa pegá-los por conta própria e desligue a televisão.

3- Visite livrarias e bibliotecas

Livrarias e bibliotecas têm acervos maiores e mais interessantes do que nossa casa, e geralmente possuem espaços exclusivos para crianças. Use esses ambientes para fortalecer o gosto pela leitura.

4- Use a tecnologia a favor

Ebooks com recursos audiovisuais são divertidos e tablets permitem armazenar muitos títulos em pouco espaço. Saiba utilizar os recursos tecnológicos, sem abandonar a magia do livro impresso.

5- Entre na brincadeira

Representar personagens dos livros, buscar informações sobre a época retratada ou na qual a obra foi escrita, visitar locais que ajudem a ilustrar as histórias. Tudo é válido para criar encanto em torno da leitura.

6- Não deixe virar obrigação

A criança deve encarar a leitura como uma grande brincadeira. Incentive o hábito, mas sem forçar.